terça-feira, 22 de maio de 2007

E a pauta foi... pro buraco!

Não vai dá. Eu precisava de um prazo pra conseguir apurar alguma coisa e hoje foi o limite, já que a data de entrega da matéria se aproxima. Tentei apurar histórias de trabalhadores no subsolo de BH através da Sudecap, Copasa, Cemig e Telemar/Oi.

Na Sudecap, eles me pediram uma solicitação da PUC, que foi assinada pela Geane e pela Líbia, e me enrolaram por muito tempo para, ao final, dizer não. O superintendente quis falar diretamente com a Líbia, que conseguiu contato na minha frente, lá na sala dela. O argumento principal é que "o ministério público está em cima". A Libia estranhou a desculpa, mas não quis argumentar.

Na Copasa, tive a esperança quando fui no Bairro Esplanada. Lá consegui um contato mais específico, mas não consegui falar direto com o responsável pela rede grossa da Copasa. Via assessoria, só hoje, eles me disseram não será possível porque "a manutenção da Copasa se dá apenas superficialmente. Apenas em alguns casos é preciso entrar em buracos de no mácimo 60cm de diámetro".

Na Telemar/Oi, eles também disseram não porque "esse tipo de trabalho é feito por empresas terceirizadas e eles não estão autorizados a falar com a imprensa." Na Cemig, que foi onde rendeu mais a apuração, só não entrei em contato com trabalhadores de bueiros porque houve uma urgência na hora e não pude falar. Mas diante das outras situações, achei que só trabalhadores da Cemig seria pouco. Vou conversar com a Geane, e digo, a seguir, a minha nova pauta.

Nenhum comentário: